Se a situação no Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, já não está fácil devido à estrutura precária, ficou ainda pior com um ato de vandalismo.
Na madrugada de sábado (10), um homem ainda não identificado entrou na escola supostamente para furtar objetos. A invasão foi registrada às 3h48min, segundo a diretora Roseli Barboza. Uma câmera registrou o homem no prédio nesse horário, momento em que o alarme soou.
Alunos e professores tiveram que limpar corredores:
Conforme Roseli, o criminoso entrou por uma janela do Bloco A, na Avenida Júlio de Castilhos. Ele removeu as torneiras do bebedouro e deixou a água escorrendo. Em seguida, entrou nos banheiros femininos e masculinos no segundo andar, onde arrancou torneiras e uma pia de louça. A pia foi jogada contra o chão.
Leia mais
Cristóvão de Mendoza, em Caxias, está repaginado, mas ainda há muito a ser feito
Governador do RS afirma que não há como destinar R$ 30 milhões para reforma do Cristóvão de Mendoza, em Caxias
Supostamente, o homem teria destruído os equipamentos por não ter conseguido acesso a outras partes do prédio e fugiu antes da chegada da empresa de vigilância. O estrago só foi percebido na manhã seguinte, quando funcionários e professores chegaram para atividades e encontraram a água escorrendo pelos corredores. Com ajuda de alunos, os docentes tiveram que passar parte da manhã secando o local com panos e rodos.
— Sorte que tinha aula no sábado. Se tivéssemos chegado na segunda-feira, seria bem pior — constata Roseli.
Como a escola enfrenta dificuldades, um voluntário doou uma das torneiras.
Essa é a terceira vez que a escola sofre ato de vandalismo nos últimos 10 anos.