O socorro de uma bebê de 30 dias realizado na manhã desta terça-feira (27) em Bento Gonçalves ocorreu por meio das orientações repassadas por telefone por um bombeiro. Pablo Guerra Maria, 33 anos, atendeu à ocorrência e ajudou os pais da pequena a salvá-la dando instruções por telefone. Sargento da corporação há 10 anos, ele conta que explicou para os pais os procedimentos básicos que podem ser adotados em caso de obstrução das vias aéreas (engasgamento). Você sabe o que fazer?
Saiba quais foram os procedimentos repassados aos pais pelo bombeiro:
1 . A primeira orientação é posicionar o bebê no antebraço, dando cinco batidas leves entre as costas e os ombros - nas escápulas. O procedimento pode ser repetido por até três vezes. O movimento visa fazer com que o líquido ou objeto seja expelido ou engolido, desobstruindo as vias respiratórias.
2 . Caso este primeiro procedimento não funcione, a criança pode entrar em parada respiratória. Isso exigirá uma manobra chamada de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Nesta situação, a pessoa que estiver socorrendo deve realizar 15 compressões com os dedos no peito da criança. Mas lembre-se: o procedimento deve ser realizado com a criança deitada sobre uma superfície firme e reta
3. Após pressionar o peito, deve ser feita a chamada ventilação de resgate ou insuflação, quando é preciso assoprar ar pela boca da criança. As crianças pequenas, que ainda não têm o sistema completamente formado, devem ser assopradas pela boca e nariz.
4. O ciclo de compressão do peito e ventilação pode ser mantido por dois minutos.