Depois de mais de um ano parada, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Comunidade de Bom Retiro, em Cambará do Sul, deve ser retomada na próxima semana. Segundo o prefeito em exercício, José Silvano Fernandes da Silva (PP), a obra ficou interrompida depois que a empresa contratada abandonou a obra, gerando a necessidade de uma nova licitação. A reforma, segundo ele, foi solicitada para atender às normas técnicas de saúde. O investimento é de cerca de R$ 200 mil.
— O processo para elaborar a nova licitação demorou um pouco, mas agora estamos com tudo acertado. A nova empresa já foi contratada e as obras devem começar na semana que vem—explica Silva, acrescentando ainda que a expectativa é de que o local fique pronto em até quatro meses.
Nesse tempo destinado para a reforma, para garantir atendimento médico à população da Comunidade de Bom Retiro, distante cerca 30 km do centro da cidade, a prefeitura alugou uma casa. O secretário de Saúde do município, Lissandro Lamarque, garante que o atendimento aos moradores segue normal:
— De 15 em 15 dias, um médico e uma enfermeira vão até o local alugado pela prefeitura para prestar atendimento. Nos outros dias da semana, ficam no prédio dois agentes de saúde, uma técnica em enfermagem e um membro do programa Primeira Infância Melhor. Como é uma comunidade pequena, entendemos que não há necessidade de um médico estar lá diariamente.