Uma nova pista criada para motoristas acessarem as entradas das lojas Havan e StokCenter, na RSC-453, em Caxias do Sul, tem sido utilizada como faixa de tráfego por motoristas, especialmente em horários de pico. A via fica entre a faixa lateral da estrada e o estacionamento dos estabelecimentos comerciais, no sentido Caxias-Farroupilha.
Leia mais
Havan e Stok Center influenciam dado positivo de contratações no comércio caxiense em abril
A pista ganha preferência de parte dos condutores porque permite seguir no sentido em direção à Farroupilha sem precisar parar no semáforo que organiza o acesso ao bairro Desvio Rizzo. Quem utiliza a pista lateral da RSC-453 precisa aguardar o sinal verde para converter à esquerda e entrar no bairro ou seguir em direção à Farroupilha. Já a nova faixa, criada para veículos que deixam o estacionamento dos empreendimentos, termina após o semáforo, não havendo necessidade de parada. Entre 7h16min e 7h31min desta terça-feira (23), a reportagem observou 59 veículos realizando a manobra.
Embora a rodovia seja de responsabilidade do Estado, as modificações de trânsito na região passaram por aprovação da prefeitura de Caxias do Sul, que solicitou um estudo de impacto de trânsito e medidas compensatórias aos empreendimentos. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) também deu aval para os ajustes.
Segundo o secretário de Trânsito em exercício, Pedro Cogo, a utilização da faixa para o tráfego de passagem não é irregular, uma vez que ela também foi pensada para minimizar congestionamentos. Dessa forma, qualquer motorista pode circular pelo trecho, mesmo se o destino não for as lojas.
— Não tem infração. Até consideramos como ganho porque evita acúmulo de trânsito em um ponto que já é um nó no trânsito — explica.
O Daer, no entanto, disse em nota que a rua lateral foi criada para acesso aos empreendimentos e que outra forma de utilização fica por conta dos condutores. O departamento, porém, orienta que o trecho não seja utilizado como trânsito de passagem. Já o Grupo Rodoviário de Farroupilha, que fiscaliza o trecho, diz que o Código de Trânsito não prevê multa para circulação em áreas privadas.
O Stok Center e a Havan disseram que não vão se pronunciar. A rede de lojas de departamento afirmou ainda que o projeto foi aprovado pelo município.