O primeiro semestre deste ano trouxe notícias preocupantes para a segurança de motoristas e passageiros no trânsito de Caxias do Sul. Segundo um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), 778 autuações pela não utilização do cinto de segurança foram registradas nos primeiros seis meses _ somente no primeiro trimestre foram 431. Esse dado é 177% maior do que o registrado de janeiro a junho de 2018, quando foram registradas 281 infrações.O número de 2019 é, inclusive, maior do que o registrado em todo o ano passado, que foi de 482. O número de autuações considera as ocorrências flagradas diariamente pelos fiscais de trânsito, tanto de motoristas quanto de passageiros, no banco dianteiro ou traseiro, sem a utilização do cinto.
Leia mais
Flagrantes por excesso de velocidade quase dobram no trânsito de Caxias do Sul
Entenda por que usar o celular no trânsito pode ser tão perigoso
O titular em exercício da SMTTM, Pedro Cogo, afirma que a pasta está trabalhando para fortalecer as orientações de segurança junto à comunidade. Ele reforça, ainda, que os condutores devem prezar pela segurança dos ocupantes do veículo e somente começar o deslocamento após todos os passageiros estarem devidamente protegidos pelo cinto.
Obrigatório nos bancos dianteiros ou traseiros desde 1998, o cinto de segurança é considerado uma proteção vital em caso de acidentes e, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o não uso do equipamento configura infração grave, punida com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23.
Avanço do sinal vermelho e uso do celular caem
O número de infrações pela não utilização do cinto de segurança aumentou em Caxias do Sul, mas o de uso de celular ao volante diminuiu nos primeiros meses deste ano. As infrações caíram 12% na cidade nos primeiros quatro meses de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito(Detran-RS), de janeiro a abril do ano passado, 871 condutores foram autuados por dirigir com o aparelho na mão; neste ano, no mesmo período, foram 745, o que representa uma diminuição de 14%.
Além disso, a prática de avançar o sinal vermelho do semáforo também caiu 12% em Caxias: foram 945 infrações flagradas em 2019 contra 1.075 nos primeiros seis meses de 2018. Mesmo com os dados positivos levantados neste semestre, a SMTTM salienta que ambas as infrações ainda são motivo de alerta devido aos riscos que geram ao trânsito e a segurança dos motoristas e passageiros.