As filas que se acumulam na Rua Sinimbu para retirada de medicamentos da Farmácia Básica Municipal de Caxias do Sul devem ter redução de 8% a partir de segunda-feira (15), quando será inaugurada a primeira farmácia territorial no bairro Esplanada, que ficará na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. O objetivo da descentralização é justamente fazer com que moradores de quatro bairros da zona sul possam evitar o deslocamento até o Centro e diminuir o tempo de espera para o restante da população que apanha os remédios na farmácia central. Além dos usuários da UBS Esplanada, também poderão utilizar o serviço aqueles vinculados às unidades Alvorada, São Caetano e Salgado Filho. O território contabiliza cerca de 45 mil habitantes.
Segundo a diretora da Rede Especializada de Saúde, Nicole Golin, aproximadamente 16 mil pessoas acessam o serviço mensalmente. Deste total, 1,3 mil residem no Esplanada. Conforme a servidora, o primeiro passo para reduzir a espera na Farmácia Básica Municipal foi a ampliação do horário de atendimento, que passou a ocorrer entre as 7h as 18h no início de maio. Antes disso, ela funcionava das 8h às 16h.
— Depois disso, já começamos a prospectar a descentralização. Entre o planejamento e a inauguração, foram 60 dias. A opção pelo Esplanada, além de ser uma das unidades maiores, é também porque ela já teve implantada a descentralização de especialidades, como a psiquiatria — conta Nicole.
A diretora da rede especializada também destaca que há planos de novos territórios da cidade contarem com estrutura para a distribuição própria de medicamentos controlaods, que hoje só estão disponíveis na farmácia do centro. Antes, porém, será preciso fazer uma avaliação de como vai funcionar a unidade territorial do Esplanada.
— É preciso verificar, primeiro, se todo o processo vai funcionar, porque envolve vários setores administrativos e também se a população vai realmente utilizar. Esse piloto dando certo, também vai exigir a ampliação de recursos humanos. Para novos movimentos deste tipo, vai ser preciso agregar equipe — explica a servidora.
A UBS Esplanada foi readequada e agora conta com três guichês de atendimento. Quatro servidores trabalharão no local, entre eles um farmacêutico. Ele atuará das 8h às 12h e das 13h às 18h, mesmo horário em que poderão ser retirados os itens de uso controlado. Para os demais medicamentos, o horário de atendimento permanece o mesmo, das 8h às 20h.