A prefeitura de Farroupilha aderiu ao Programa de Distribuição de Fraldas Geriátricas do Governo do Estado, que pode beneficiar cidadãos com até 150 fraldas mensais gratuitas, de acordo com as necessidades de cada um. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os interessados já estão realizando o cadastro no Sistema de Gerenciamento dos Usuários com Deficiência, para receber o auxílio em seguida.
Há pelo menos oito anos, o município conta com o projeto Querer Bem, que também beneficia os farroupilhenses com fraldas geriátricas. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, cerca de 271 pessoas já receberam o auxílio nos primeiros seis meses deste ano. Até o momento, foram cerca de 125 mil fraldas doadas. Em 2018, a secretaria registrou cerca de 282 beneficiados e mais de 232 mil fraldas doadas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosane da Rosa, os recursos utilizados no projeto Querer Bem são oriundos do Jantar do Peixe, evento solidário que é organizado anualmente. Segundo ela, agora que Farroupilha contará com o programa do governo será possível atender toda a demanda.
O programa do governo não limita o número de beneficiados. Ou seja, todos que conseguirem comprovar a necessidade, por meio das exigências dispostas no cadastro no Sistema de Gerenciamento dos Usuários com Deficiência, receberão o auxílio.
Conforme a secretária municipal de Saúde, os farroupilhenses já estão realizando o cadastro, para receber o auxílio.
— As pessoas realizam o cadastro, que entra no sistema estadual. A partir disso, o sistema gerencia os usuários necessitados e repassa os recursos para o município, que é responsável pela distribuição das fraldas.
Requisitos para receber o auxílio:
:: laudo médico de profissional vinculado ao SUS, devidamente datado, assinado e carimbado com nº de inscrição no CRM, atestando a existência de incontinência urinária e/ou fecal, decorrente de algumas patologias (lista no final do texto) com os respectivos CID's; especificações de tamanho (XXG, GG, G, M, P, se adulto ou infantil).
:: CPF, nome da mãe;
:: cópia do cartão SUS;
:: carteira de identidade ou certidão de nascimento (quando for criança);
:: comprovante de endereço;
:: declaração de incapacidade financeira;
:: comprovante de renda familiar