Dom Alessandro Ruffinoni, presidiu nesta quinta-feira (20), sua última celebração de Corpus Christi à frente da Diocese de Caxias do Sul. Ele confirmou que o nome do novo bispo que assumirá o cargo será anunciado na quarta-feira (26). Em 16 de maio do ano passado, o bispo enviou uma carta ao Vaticano anunciando sua renúncia. O pedido ocorreu porque ao completar 75 anos, os bispos são obrigados a abrir mão do cargo e aguardar o envio de um sucessor a ser definido pelo papa Francisco.
Leia mais:
Prestes a completar 75 anos, dom Alessandro Ruffinoni encaminha aposentadoria ao Vaticano
Após o anúncio, o processo de transição entre Ruffinoni e o novo religioso pode levar até dois meses.
— Espero o novo bispo chegar e se instalar para me colocar à disposição para ajudar no que for preciso e onde for necessário. Temos o Santuário de Caravaggio, as comunidades de Bento Gonçalves, Nova Prata. Depois de 49 anos no RS, gostaria de ficar na Serra, mas a decisão não cabe a mim. Se o bispo vir de outra diocese a posse pode levar até dois meses. Eu vou seguir servindo ao próximo e me dedicando aos que mais precisam — ressalta o bispo.
Depois de passar o bastão, dom Alessandro pode permanecer na diocese, como aconteceu com dom Paulo Moretto _ ao se tornar bispo emérito _ ou mudar de região. Mas isto será planejado só depois de o novo bispo chegar.
— Me sinto bem e desejo que venha um bom bispo. Uma mudança faz bem ao povo porque é uma voz nova, ideias novas e "novos ares". Estou em clima de despedida e me preparando para deixar o bispado.
Italiano, Dom Alessandro, nasceu em Piazza Brembana, na província de Bergamo. Ele foi nomeado bispo da diocese de Caxias em 16 de junho de 2010 pelo Papa Bento XVI e chegou cidade em 06 de agosto de 2010 como bispo coadjutor para auxiliar e substituir Dom Paulo Moretto, que completaria 75 anos, em 2011.
Na ocasião, ele afirmou que iria direcionar um pouco mais de atenção aos imigrantes, já que Caxias recebe muita gente de fora. Ele pediu a colaboração da comunidade para desenvolver as ações já planejadas pela diocese em cima dos eixos "formação, defesa da vida, ecologia, imigrantes e jovens".
Leia também:
Fiéis de Caxias do Sul e região celebram o dia de Corpus Christi
Prefeituras de Bento Gonçalves e Farroupilha não abrem na sexta-feira
Celebração de Corpus Christi, em Caxias do Sul, reúne milhares no Centro