Um mutirão de exames para mulheres que estão em fila de espera, na rede pública de Caxias do Sul, ocorrerá a partir desta sexta-feira (7) . Serão oferecidas ecografias de mama, transvaginal e obstétrica na Central de Exames Complementares, das 7h às 19h, de segunda a sábado. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o objetivo é atender mais rapidamente as pacientes, em função do aumento da procura por estes procedimentos.
No caso das ecografias de mama, em que a espera é mais longa, o tempo de aguardo atualmente é de cerca de 200 dias. Até o início deste mês, havia cerca de 1,3 mil pacientes na lista. A Secretaria está fazendo contato por telefone com as pacientes para agendar os exames.
Leia mais
Secretaria da Saúde ampliará o número de mamografias na rede pública de Caxias do Sul
UBSs de Caxias abrem no sábado para atendimento a mulheres
O diretor do Núcleo de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Fernando Vivian, explica que, com a conscientização sobre medidas de prevenção do câncer promovidas por campanhas, a demanda por mamografias aumenta. Em diversos casos, são necessários mais exames do que a mamografia e, por isso, são solicitadas ecografias de mama, que são complementares.
Segundo Vivian, as próprias mamografias tinham uma lista de espera que levava meses.
— Realmente, até pouco meses atrás, a lista era grande. Diminuímos o tempo de espera com novos contratos com prestadores de serviço. Ultrapassamos o número de 2 mil mamografias por mês. Agora, a espera por mamografias voltou a uma normalidade aceitável, com oito dias de espera — comenta.
A Secretaria da Saúde ainda não tem uma data determinada para encerrar o mutirão, que irá durar até que a fila seja normalizada. A meta é de diminuir a fila de espera em, pelo menos, 10% por mês. Com a ampliação dos atendimentos, a secretaria prevê fazer 200 ecografias por mês a mais que as cerca de 360 atualmente feitas pela Central de Exames. Para viabilizar o atendimento estendido, profissionais que já atuam no serviço receberão hora extra.
Em relação às ecografias transvaginais, a fila de espera está em 75 dias, também com cerca de 1,3 mil pacientes na espera até o início deste mês. Na ecografia obstétrica, a fila atual é de 30 dias, com 340 pacientes na fila até o início de junho.