Centenas de fiéis lotaram a igreja Pio X, em Caxias do Sul, na noite desta quarta-feira (22) para homenagear Santa Rita. A missa e procissão em celebração à intercessora das causas impossíveis é um dos momentos mais marcantes da paróquia. Os devotos levaram rosas para serem abençoadas durante a celebração.
Moradora do bairro Jardim Itália, Zuleide Dallagnol, 56 anos, levava os filhos à missa em honra à Santa. Ela estava com a nora e a neta.
— Sou devota porque Santa Rita é um exemplo de virtude e fé.
O autônomo Lodacir Novello, 60, comparece à missa há pelo menos 30 anos.
— Vinha na missa e fiquei devoto, sempre que tenho oportunidade ajudo a carregar a imagem durante a procissão — afirmou, enquanto se preparava para o trajeto.
A aposentada Léa Natália Conrad, 81, conta que a devoção passou de mãe para filhas.
— Nossa mãe era devota e hoje eu e minhas irmãs seguimos com a tradição. Fui atendida muitas vezes porque quem pede com devoção e fé, nunca fica sem ser atendido.
Os tradicionais pães de mel foram abençoados durante a missa e entregues aos devotos. Uma urna para depositar pedidos e agradecimentos estava presente no altar. A missa foi seguida de procissão luminosa nas ruas que contornam a igreja. O trajeto é de poucos metros, mas marcados por emoção e fé. Iluminados pelas luzes de velas, os fiéis saíram da igreja seguindo a imagem e carregando rosas, enquanto cantavam e rezavam.
Ao retornarem à igreja para a bênção final, apenas a luz das velas iluminou o local em um momento de oração.
Leia também:
Operação busca recuperar R$ 3 milhões de sonegação e dívidas de empresas do setor moveleiro
Atenção motoristas: trecho da da Rota do Sol seguirá interrompido durante a noite
Tráfico de drogas teria motivado o 10º assassinato em Farroupilha