As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começam às 10h desta segunda-feira (06). Os candidatos podem se inscrever até o dia 17 de maio, bastando acessar a Página do Participante. Os estudantes devem preencher a ficha online com os dados pessoais. O próximo passo é criar uma senha que será necessária para verificar o resultado ou para participar dos processos seletivos que têm a prova como critério de seleção.
Ao fazer a inscrição, o candidato também deve selecionar o idioma que deseja realizar o exame. As opções são inglês e espanhol. Também é preciso escolher a cidade onde quer fazer a prova. Em seguida, o candidato deve fazer a impressão do boleto e realizar o pagamento até a data de vencimento, que será especificada no documento. Caso o pagamento não seja efetuado até a data prevista, a inscrição será cancelada. A taxa de inscrição é R$ 85 e tem que ser paga até o dia 23 de maio.
Quem pediu a gratuidade na taxa de inscrição do Enem, mas teve o pedido negado e entrou com recurso, já pode verificar o resultado. A pesquisa está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na Página do Participante.
O candidato que precisar de atendimento especializado e específico para realizar a prova deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 a 24 de maio.
Os estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou terminam ainda este ano podem utilizar as notas no Enem em programas de acesso à educação superior, de bolsas de estudo ou de financiamento estudantil.
As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.
Leia também:
Assassinato de professor em Caxias do Sul está cercado de mistérios
Jovem atropelada na volta do trabalho é velada em Vacaria
Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta segunda-feira