A réplica da Estátua da Liberdade da rede Havan chegou em Caxias do Sul por volta das 12h deste sábado (6). Na estrada desde 28 de março, quando saiu de Balneário Camboriú (SC) rumo à Serra gaúcha, a estrutura de oito toneladas percorreu os últimos 72 quilômetros do percurso em pouco mais de duas horas, no trecho entre Westfália e Caxias. Na sexta, a névoa e o tempo chuvoso impediram a realização do percurso, forçando uma parada de quase 24 horas.
Leia mais:
Com 30 metros de altura, réplica da Estátua da Liberdade se tornará o maior monumento de Caxias
Às margens da RSC-453, cerca de 10 pessoas aguardavam pelo desembarque da réplica. Foi o caso do porteiro Geversom Osório dos Santos, 36 anos, que esperou cerca de meia hora pela chegada do caminhão transportando a estátua:
— É um dia histórico para Caxias do Sul. Acho que essa estátua representa a liberdade dos povos, por mais que esteja em frente de um loja. Pra mim, é um significado muito importante.
Entregue na unidade caxiense da Havan, a expectativa é de que a montagem da estrutura seja feita ao longo da próxima semana. A sequência dos trabalhos, no entanto, depende do clima:
— Com tempo bom, leva de três a quatro dias. Mas não é possível fazer os reparos necessários caso a chuva continue. A estátua é de fibra de vidro, o que demanda tempo seco — explica o supervisor de obras da Havan, Josnei da Silva.
Com 30 metros de altura, a réplica da Estátua da Liberdade será o maior monumento de Caxias, superando o Jesus Terceiro Milênio (27 metros) e o Obelisco do Monumento ao Imigrante (20 metros). A estrutura segue os padrões das réplicas da maior parte das 123 unidades da Havan.
Confira o momento em que a réplica chegou à unidade caxiense da Havan: