Foi protocolado, junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam RS), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referentes à instalação do Aeroporto Regional de Vila Oliva. Esta etapa do projeto teve início ainda no ano passado e foi publicada nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial de Caxias do Sul. Segundo o secretário municipal do Planejamento, Fernando Mondadori, a conclusão do estudo ambiental representa um importante avanço para a concretização do aeroporto, idealizado ainda no início dos anos 2000.
Leia mais
"Vila Oliva passa por concessão", afirma João Vitor Domingues, ex-secretário de Transportes
Eduardo Leite oferece ajuda em Parceria Público-Privada para aeroporto de Vila Oliva
Caxias vai cobrar do Estado definição sobre desapropriação de área em Vila Oliva
Outra novidade, anunciada pelo secretário, é a conclusão do projeto referente a toda estrutura do aeroporto - o chamado projeto base. Este material deverá ser divulgado nos próximos dias. Com isso em mãos, a próxima etapa, de acordo com ele, será o estudo de viabilidade econômica e financeira para o início da construção. A previsão é de que este estudo se estenda até o ano que vem, abrindo em seguida a fase de parcerias públicas-privadas, em uma série de modalidades possíveis.
O Governo do Estado sinalizou interesse em apoiar o projeto com parcerias, inclusive no valor referente às desapropriações do terreno, que hoje englobam 10 propriedades, totalizando um valor de reembolso inicialmente estimado em R$ 20 milhões. A área total do futuro aeroporto é de 444 hectares e o custo inicial de toda a obra foi estimado em R$ 200 milhões. Ambos os valores podem sofrer atualização com o estudo financeiro dos próximos meses.
No início da semana que vem, uma comitiva, formada por representações envolvidas no projeto, parte para Brasília, onde participa de uma reunião com representantes do Governo do Estado e da Secretaria Nacional de Aviação Civil. O encontro deve marcar a entrega definitiva do projeto do aeroporto de Vila Oliva, além de debater as possibilidades de parcerias, com base em outros modelos do país, que possam ser adotadas para operação do serviço regional.
Leia também
Para comunidade escolar de Caxias, melhorias nas escolas são mais urgentes do que uniformes e materiais
Mesmo com problemas históricos, Caxias tem serviços de excelência no SUS
Pompéia e HG são referências no combate ao câncer em Caxias
Cartazes de apoio ao 31 de março de 64 são colados em monumento