Quatro lombadas eletrônicas foram danificadas na BR-116, entre a rótula da Avenida São Leopoldo e o acesso ao bairro Santa Corona, em Caxias do Sul. Os equipamentos, instalados entre dezembro e janeiro, apresentam os visores quebrados e, alguns deles, danos nas câmeras.
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Uma verificação realizada nesta quarta-feira (3) pela equipe da unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) em Vacaria, apontou que, provavelmente, os redutores foram alvo de vandalismo. Na manhã de quarta, porém, alguns seguiam marcando a velocidade dos motoristas. Em dezembro de 2015, vândalos já haviam ateado fogo em um dos controladores do acesso ao bairro Santa Corona.
As lombadas ainda estão em fase de implantação e fazem parte de um novo contrato firmado pelo DNIT para substituir os equipamentos em todas as rodovias federais do Estado. A instalação de novos sensores, no entanto, está suspensa devido à determinação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de rever os pontos que vão receber os redutores.
Conforme nota divulgada pelo Ministério da Infraestrutura (veja abaixo), a prioridade é adotar outras medidas para proporcionar segurança viária e adotar lombadas eletrônicas apenas onde for essencial. A pasta diz ainda que os contrato foram assinados ainda na antiga gestão do DNIT e previa o monitoramento de 8.015 faixas de tráfego no país, com custo de R$ 1,02 bilhão em cinco anos.
A unidade do DNIT em Vacaria diz que ainda aguarda orientações da superintendência regional do departamento no Estado sobre a permanência ou não dos equipamentos nas rodovias da Serra.
Leia a íntegra da nota do Ministério da Infraestrutura
:: Em função de determinação presidencial, a instalação de novos sensores foi suspensa até a revisão e a atualização de critérios pelo Ministério da Infraestrutura, que serão baseados em estudos técnicos que já estão em andamento;
:: Desta forma, o Ministério da Infraestrutura determinou que seja feita uma análise rigorosa no plano de radares instalados nas rodovias. Será considerada como prioritária a redução do uso do equipamento onde estes não são essenciais à segurança viária, com a possibilidade de utilização de outros mecanismos de segurança;
:: O Ministério da Infraestrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura Rodoviária (DNIT) esclarecem que a conclusão de processos licitatórios referentes à instalação de novos radares havia sido concluída em janeiro (antes da posse da nova diretoria do DNIT);
:: Com estes processos, a possibilidade de implantação de sensores de velocidade em rodovias sob a administração do DNIT poderia chegar a 8.015 faixas;
::Esta quantidade abrange a totalidade de equipamentos previstos em rodovias federais sob a administração do DNIT, incluindo substituições em trechos que já possuíam radares;
:: Os contratos decorrentes do edital, se utilizados em sua totalidade, teriam um custo de cerca de R$ 1,029 bilhão em cinco anos;
:: O Ministério da Infraestrutura, juntamente com seus órgãos vinculados e com a participação de todo sistema nacional de trânsito, promoverá também uma campanha nacional de educação dos nossos motoristas, de maneira a aprimorar o conhecimento e o procedimento dos usuários das nossas rodovias.
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