Por diferentes causas, dois irmãos naturais da comunidade de Costa Real São Pantaleão, no interior de Garibaldi, morreram no mesmo hospital em Caxias do Sul. O que chama a atenção é a proximidade da morte deles: o intervalo registrado pelo hospital foi de apenas um minuto. Anna Piacentini Malvessi, de 87 anos, e José Piacentini, de 73, estavam internados no Hospital da Unimed e faleceram na madrugada desta quinta-feira (4).
Os irmãos estão sendo velados, em Garibaldi. O corpo de Piacentini está na Capela Santo Antônio, do bairro Champagne, e será cremado em Caxias do Sul na manhã da sexta-feira (5), às 9h. O velório de Anna ocorre na Capela Funerária Nossa Senhora do Carmo, com missa e sepultamento marcados também para sexta, às 10h, no Cemitério Público Municipal.
De acordo com informações da família, Piacentini lutava contra um câncer e foi internado no último sábado (30). Neste dia, Anna encontrava-se há 10 dias no mesmo hospital, para onde foi transferida após uma queda grave que causou traumatismo craniano. De acordo com os registros médicos, Piacentini foi o primeiro a morrer, às 4h29min, seguido por Anna, às 4h30min.
Mesmo residindo em bairros diferentes da cidade - ele no Centro e ela no Juventude - a filha de Anna, Eliane Malvessi, lembra que eles mantinham uma relação próxima, com visitas frequentes. Era o costume da família.
— Eles sempre se visitavam, uma das últimas visitas foi de uma tia que foi plantar flores com minha mãe, ela amava flores — lembra
Durante a vida, Piacentini dedicou-se à agricultura, mantendo a Vinícola Piacentini, de propriedade dele em sociedade com familiares.
— Poucos homens são tão honestos e bondosos quanto ele foi. De poucas palavras, mas com um senso de humor incomparável. Pai dedicado e marido amoroso. Nunca mediu esforços para nada que acreditava ser certo. Ele tinha valor e coração coração incomparáveis — relata com carinho o filho , Jean Piacentini.
Piacentini e Anna pertenciam a uma família de um total de nove irmãos, sendo que dois já eram falecidos. Ele deixa a esposa e dois filhos (um deles falecido); e ela deixa sete filhos (um já falecido) e dois netos. O marido de Anna morreu há dois anos e meio.