A histórica batalha da Fazenda da Ramada, que aconteceu em janeiro de 1925, será lembrada nesta quarta-feira nas comemorações do Dia do Policial Militar em Caxias do Sul.
A pesquisa histórica foi realizada pelo soldado Volnei dos Santos Quevedo, integrante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), e será apresentada num evento especial para convidados. Na mesma solenidade, haverá palestra com o professor Bruno Guido Wehrmann.
A batalha da Ramada envolveu o enfrentamento entre o grupo da Coluna Prestes, movimento político rebelde, e as tropas legalistas do governo da República Velha na região entre os municípios de Condor, Ramada e Palmeiras das Missões. O combate durou mais de 12 horas, deixou 50 mortos e mais de 100 feridos. Quevedo fez um apanhado histórico sobre esse capítulo da história gaúcha e do país e decidiu dedicá-lo ao Dia do Policial Militar, comemorado no dia 21 de abril em todo o Brasil.
— Fui até o local e achei uma cápsula do canhão e munições de 762 resgatadas por moradores. Lá, há um memorial campo aberto — detalha Quevedo.
O evento será realizado às 17h desta quarta-feira no auditório do 12º BPM. O prefeito de Condor, Valmir Land, deve estar presente na homenagem.