A chuva que resultou no acúmulo de 80 milímetros de água na madrugada desta terça-feira (16), segundo estação pluviométrica dos bombeiros de Caxias do Sul, causou novos alagamentos em residências que ainda são recompostas dos destelhamentos causados pelo temporal da tarde de sábado (13). O volume de chuva, que ocorreu durante cerca de 5h, equivale a mais da metade da média mensal de abril, prevista para 150 milímetros. A Secretaria Municipal de Habitação recebeu 50 novos pedidos de atendimento desde o sábado, quando já tinham sido registradas 500 casas danificadas e 26,8 mil metros de lonas foram distribuídos.
Leia mais
Em cinco horas, chuva supera metade da média mensal em Caxias do Sul
Com alto índice de chuva, moradores de Caxias buscam lona nos bombeiros
Entenda o que pode ter ocasionado o forte granizo de sábado, em Caxias
Temporal causa estragos em Caxias do Sul
Na manhã desta terça, moradores do bairro Mariani — um dos mais atingidos pelo temporal — removiam a água da chuva que acabou invadindo as casas protegidas apenas com lonas fornecidas pela Defesa Civil do município.
— O vento levantou a lona e a chuva acabou entrando pelos buracos do telhado, que foi destruído pela chuva de pedra — relata Rafael Dornelles, 23, morador da rua Adelaide da Silva, onde, pelo menos, outras seis casas encontram-se provisoriamente protegidas por lonas.
— A água estragou tudo, conseguimos salvar somente a cama e o televisor— conta Giovana de Araújo, 17, que mora com Dornelles na casa que teve todos os cômodos alagados pela chuva de sábado e de terça.
Mesmo com o fim da chuva, a água que entrou pelos buracos do telhado ainda estava acumulada no forro da casa na manhã desta terça-feira, escorrendo pelas paredes e gerando goteiras por toda a moradia.
— Acordamos às 3h com a água caindo em nossas cabeças — conta a jovem, que acabou armazenando roupas e equipamentos em sacos plásticos.
— É um prejuízo mesmo, vamos ter que comprar tudo novamente e ver se conseguimos alguma coisa de doação— comenta o morador, que, assim como a namorada, está desempregado e mora de aluguel.
Vizinho desta família, Ademir Gonçalves Tibes, 60, também foi prejudicado pelas chuvas dos últimos dias. Desde sábado, ele tem dormido no único cômodo da casa que não sofreu alagamentos. Assim como Dornelles, Tibes teve o telhado destruído pelas pedras da chuva de sábado e conseguiu proteger a casa com a lona fornecida pela prefeitura.
Ele vive sozinho há dois anos na residência atingida e contou com ajuda dos vizinhos para instalação do material. A água estragou o forro de madeira dentro da residência e avariou uma série de móveis. O morador estava em casa no momento do temporal e lembra que não teve tempo para agir.
— Eu ouvi os relâmpagos, mas tive que deixar chover, fazer o quê? É a natureza— comenta Tibes, que trabalha com reciclagem.
Ele e outros moradores conseguiram o fornecimento de telhas junto à prefeitura, mas aguardam melhorias no clima para iniciar a instalação do material.
Leia também
Após chuvarada e com risco de deslizamento, Escola Atiliano Pinguelo, em Caxias, suspende aulas
Reforma provocará mudança temporária no acesso ao Pronto-Socorro do Hospital Geral de Caxias do Sul
Chega a 23 o número de focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul
Semáforos do entroncamento da RSC-453 com a ERS-122, em Farroupilha, estão fora de operação