Jornalista, historiador, radialista, cronista, poeta, editor do Pioneiro, pesquisador da imigração italiana, autor de dezenas de publicações e professor , Mário Gardelin, 91 anos, morreu por volta das 16h45min desta quinta-feira (04). Ele estava internado desde 19 de março no Hospital Virvi Ramos em Caxias do Sul.
Leia mais:
Os 90 anos de Mário Gardelin
Gardelin também foi vereador de Caxias do Sul em dois mandatos pelo Arena e esteve envolvido em vários momentos históricos da cidade.
Gardelin nasceu no dia 14 de janeiro de 1928, em Santa Bárbara de Ana Rech, mas foi registrado no dia 8 de fevereiro de 1928. O registro foi feito no cartório de Vila Seca. Na época, o distrito pertencia a São Francisco de Paula, portanto, Gardelin era natural da cidade dos Campos de Cima da Serra. Em 2008, foi agraciado com o título de Cidadão Caxiense da Câmara de Vereadores.
A vida produtiva de Gardelin sofreu revés há alguns anos, quando ele foi diagnosticado com Alzheimer. Desde então, ele passou a ter uma rotina mais reservada, segundo o médico Cristóvão Gardelin, filho do professor.
Com o agravamento do quadro de saúde, Gardelin viveu os últimos dois anos acamado e em estado vegetativo. No período, recebeu todos os cuidados possíveis por parte dos familiares e a companhia constante da esposa e professora Vanyr Tonoli Gardelin, 85 anos. O professor residia no bairro Madureira.
— Como filho, somos orgulhosos da história de nosso pai. Eles nos contava os momentos da história de Caxias em que esteve presente. Também nos fazia relatos do que apurava, de suas crônicas — diz Cristóvão.
Gardelin possuía um vasto acervo com documentos, livros, fotos e outros materiais. Parte do rico conteúdo foi doada para a Câmara de Vereadores e para o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. O restante do acervo ainda é conservado na residência onde Gardelin e a esposa moraram até 2005, no bairro Lourdes. A família ainda não decidiu o destino do material.
Além da esposa e de Cristóvão, Gardelin deixa os filhos João Carlos e José Fernando e três netos. O velório será realizado no Memorial Capelas São José de Caxias do Sul. O horário ainda não está definido.