Moradores de Garibaldi devem ter atenção às novas regras de agendamento de consultas em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A partir do dia 2 de maio, os procedimentos eletivos devem ser marcados exclusivamente por telefone, às sexta-feiras. Antes, o agendamento poderia ser feito presencialmente.
Conforme a secretária da Saúde de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, a ideia é evitar filas nos "postinhos", principalmente com a chegada do inverno, quando a transmissão de doenças é facilitada pela aglomeração de pessoas.
— A nossa oferta de consulta é muito elevada. Por semana, são oferecidas 745 consultas eletivas. Acreditamos que todos vão conseguir agendar — avalia a secretária.
O agendamento exclusivo por telefone valerá para as unidades Central, Chácaras/Vale dos Pinheiros, Santa Terezinha e São Francisco. As demais UBSs do município não serão afetadas, aceitando a marcação presencial.
Ainda conforme a secretária, outra solicitação importante à população é que, se não puder comparecer às consultas agendadas, avise com pelo menos um dia de antecedência.
— Assim, chamamos outro paciente para colocar no lugar, porque quando temos uma consulta agendada há uma equipe aguardando essa pessoa. É muito recorrente o paciente não ir e não avisar. Os motivos são vários, desde quem esqueceu até quem dormiu até mais tarde — observa a secretária.
Contatos para agendamentos:
- UBS Central: (54) 3462 8138
- UBS Chácaras/Vale dos Pinheiros: (54) 3462-8150
- UBS Santa Terezinha: (54) 3462-8123
- UBS São Francisco: (54) 3462-8146