Praças de Bento Gonçalves poderão ser concedidas à iniciativa privada. Esse processo será possível a partir de uma lei, aprovada nesta semana pela Câmara de Vereadores. Quem adotar a praça poderá instalar um estabelecimento comercial, como bar e lanchonete. Em contrapartida, será responsável por fazer segurança e manutenção do patrimônio.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Pasin, afirma que, além da economia com a manutenção para o município, existe a expectativa de que a comunidade frequente mais esses locais. No entendimento dele, a instalação de estabelecimentos alimentícios, por exemplo, favorece a ida da população à praça. Por enquanto, Bento Gonçalves tem uma legislação que possibilitava a adoção da praça, mas sem exploração comercial. A nova lei ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Guilherme Pasin (PP).
Essa legislação também autorizará a concessão de espaços públicos para publicidade e propaganda. Por exemplo, a prefeitura poderá conceder o uso de espaços em coletores de lixo, relógios de rua e abrigos de paradas de ônibus. A lei abre brecha para aplicação dessas medidas em ruas, esquinas, meios fios, calçadas, parquinhos infantis, academias populares, rotatórias, canteiros, jardins, praças, áreas de ginástica e lazer, áreas verdes e parques naturais.
Leia também
Dezenas de buracos abertos em Bento Gonçalves geram notificação à Corsan
Acidente deixa uma pessoa morta em Vacaria
Após mais de um mês no hospital, morre jovem que se acidentou de moto em Caxias