O fim de semana de Carnaval com céu limpo na Serra Gaúcha alavancou a visitação dos cânions de Cambará do Sul. Conforme Cristiano Vieira, coordenador de turismo da prefeitura de Cambará, somente no domingo (3), foram registrados 2.064 visitantes no Cânion do Itaimbezinho, segundo dado repassado pela administração dos Parques Nacionais. Ainda não foram informados os números totais do fim de semana, tanto do Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde fica o Itaimbezinho, quanto do Parque Nacional da Serra Geral, onde fica o Cânion Fortaleza.
Leia mais
Com gestão da iniciativa privada, parques nacionais de Cambará poderão ter de restaurante até área de camping
Mesmo com infraestrutura precária, parques de Cambará do Sul recebem cerca de 200 mil visitantes por ano
Após nove meses, bilheterias dos cânions de Cambará do Sul seguem sem funcionar
Segundo Vieira, o número registrado no domingo equivale à média dos fins de semana inteiros.
— Este número de 2 mil pessoas, que tivemos apenas ontem, seria para o final de semana todo, inclusive sexta-feira, nos fins de semana em geral. A média dos domingos gira em torno de 800 pessoas — compara.
Com esse movimento, a rede hoteleira do município está próxima da lotação, com 90% dos leitos ocupados para o período do Carnaval. Segundo Vieira, a média dos fins de semana normais fica entre 40% e 50%.
A visitação aos parques não tem cobrança de ingresso e nem de estacionamento. As bilheterias não funcionam desde o fim de 2016, quando terminaram contratos entre a União e empresas terceirizadas encarregadas de diferentes serviços.
No ano passado, foi concluído um estudo de viabilidade sobre a concessão dos parques à iniciativa privada. Ainda é aguardada uma definição do novo Governo Federal a respeito do lançamento de edital para conceder os parques.
Em 2018, os dois parques de Cambará do Sul receberam 217.022 visitantes, sendo 123.047 no Cânion Itaimbezinho e 93.975 no Fortaleza.