Quando viu em uma rede social a oferta, de forma gratuita, de itens de higiene no banheiro de uma instituição de ensino em Belo Horizonte, Júlia Levandoski, 14 anos, não teve dúvida: quis levar a ideia para o colégio onde estuda, a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Apolinário Alves dos Santos, no bairro Sagrada Família, em Caxias do Sul.
Representante do Grêmio Estudantil no turno da tarde, Júlia conversou com os colegas e ganhou apoio. Com a ajuda de algumas amigas, conseguiu 20 absorventes, de diferentes tamanhos, para o primeiro dia da ação, na segunda-feira (11). Eles foram colocados em uma caixa no banheiro feminino. Entre segunda e terça, cinco foram utilizados.
Mas não foi só isso. Cartazes com frases motivacionais foram colados no espelho do banheiro, próximo à caixa de absorventes. Entre as mensagens, "Você é linda", "Acredite em você" e "O que você tem de diferente é o que você tem de mais bonito". A iniciativa é singela, porém, repleta de significado.
— Muita gente tem problema com autoestima, tem vergonha do corpo — relata Júlia.
A intenção do Grêmio Estudantil é ampliar o projeto e oferecer outros itens, como desodorante, álcool gel e sabonete não somente no banheiro feminino, mas no masculino também.