Causou estranheza ao público a ausência da rainha e das princesas da Festa da Uva no palco da abertura do evento. Maiara Perottoni, Milena Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer também não foram citadas no protocolo oficial, ou no discurso da presidente da Festa, Sandra Randon. Sandra, aliás, era a única mulher no palco - eram 10 homens, entre eles o prefeito Daniel Guerra, governador Eduardo Leite e o vice-presidente Antônio Hamilton Mourão. Em seu discurso, Sandra emocionou ao falar de seu avô, o agricultor Pedro Mioranza, e também lembrou que é a primeira vez que uma mulher presidente a festa.
— Sou a primeira mulher a participar deste honroso cargo — observou, acrescentando que a indicação dela presidir a festa foi recebida com naturalidade pela comunidade.
Leia mais:
Que Festa da Uva é essa que te espera
Festa da Uva é aberta com vice-presidente da República e governador do RS em Caxias do Sul
Maiara, Milena e Viviane trabalham na divulgação do evento desde a metade do ano passado. Na manhã desta sexta, na abertura, elas estavam sentadas na plateia, entre os convidados da primeira fileira. Nos últimos anos, não há registro de rainha e princesas não ocuparem o palco nesta ocasião. A rainha da edição de 2016, Rafaelle Galiotto Furlan, lembra como foi a solenidade da edição anterior:
— Nós fomos carinhosamente citadas pelo presidente da nossa festa (Edson Néspolo), e o ministro (Miguel Rossetto), também gentilmente, agradeceu as uvas da princesa Patrícia. O trio de soberanas se dedica integralmente para o evento, dedica tempo de trabalho e estudo, em busca de manter a nossa história viva — contou a rainha de 2016, Rafaelle Galiotto Furlan.
Assim que a cerimônia se encerrou, rainha e princesas de edições anteriores da Festa da Uva procuraram a reportagem para, informalmente, demonstravam curiosidade sobre o motivo da falta do trio no palco. Há quem diga que a ausência foi o que mais chamou a atenção na abertura da Festa da Uva. Rainha da edição de 2010 - e que também representou Forqueta, comunidade da atual rainha Maiara, a agora vereadora Tatiane Frizzo admite que a ausência do trio no palco causou burburinho.
— Em 2010, nós tivemos lugar de destaque, bem de frente para o público e com uma iluminação direcionada. Nós fizemos discurso no encerramento da festa. Naturalmente, nos sentimos valorizadas, porque várias pessoas nos citaram. Fiquei esperando que durante a cerimônia de hoje, em algum momento, alguém ia chamá-las para o palco. Quando eu vi, estavam todos sentados e a cerimônia iniciou — lembra Tatiane.
Mesmo sem estar presente no palco durante a cerimônia de abertura, as soberanas da Festa da Uva foram citadas pelas principais autoridades que estavam no evento. Como por exemplo, o vice-presidente Hamilton Mourão, o prefeito Daniel Guerra e o governador do estado Eduardo Leite.
Contraponto
Procurada pela reportagem, a Festa da Uva se pronunciou em nota oficial, confira:
Com relação à participação das soberanas na solenidade de abertura da Festa da Uva, nesta sexta-feira, a Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019 esclarece que toda a cerimônia estava sob o comando da equipe de Segurança, Cerimonial e Protocolo da Vice-Presidência da República. Desta forma, foi definida a presença das soberanas na primeira fila do espaço reservado para autoridades.
O Pioneiro tentou contato com a rainha Maiara, mas ela não atendeu à ligação.