Em coletiva à imprensa nesta quarta-feira, no Daara Hotel, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Natal Luz de Gramado, apresentou os resultados oficiais da 33ª edição, realizada entre 25 de outubro de 2018 e 13 de janeiro deste ano.
Descontadas as despesas com o evento, cuja receita foi superior a R$ 33,48 milhões, o Natal Luz 2018/2019 apresentou um resultado positivo de quase R$ 8 milhões. Os recursos serão investidos na manutenção da autarquia, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2019 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia.
A diretoria também destacou o movimento na economia local e investimentos sociais, como por exemplo, a valorização dos artesãos gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz e a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações.
Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) sobre a percepção do turista à festa. Os principais dados avaliados foram organização e limpeza, com 95,8% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 89,7% de positivo, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 82,8% dos entrevistados.
A organização também já definiu a próxima edição, que ocorrrerá de 24 de outubro a 12 de janeiro de 2020. O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, confirmou ainda que a gramadense Cláudia Casagrande estará novamente como diretora de Decoração do evento. O diretor artístico deve ser anunciado ainda em fevereiro.
O Natal Luz é uma promoção da prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur.