Professora de português, inglês e alemão, a caxiense Flavia Gisele Saretta morreu nesta terça-feira, aos 57 anos. Nas redes sociais, amigos, ex-alunos, escritores e artistas fizeram questão de relatar bons momentos vividos com Flávia, muitos deles acompanhados de fotos.
— A Flavia foi professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS) por muitos anos, era uma pessoa extrovertida, boa de conviver, conhecia muita gente — diz o escritor Lúcio Humberto Saretta, primo de Flavia.
Bacharel em Letras e mestre m Língua e Literatura Alemã e Inglesa, ela lecionou na UCS de 1996 a 2015, em diversos cursos, ministrando desde aulas de linguística românica até versão e tradução na língua inglesa, passando ainda por redação técnica, inglês e alemão, entre outras disciplinas. Entre 1987 e 1992, atuou como professora visitante na Volkshochschule Stuttgart, na Alemanha, ensinando português para estrangeiros.
Flavia era ainda tradutora de inglês e alemão. Atualmente, dava aulas em Nova Petrópolis — cidade em que morava com o marido e as duas filhas.
O corpo de Flavia está sendo velado na Capela C do Memorial São José, em Caxias do Sul, e será cremado às 9h30min desta quarta-feira. Haverá despedida com cerimonial às 10h, no Memorial Crematório São José.