A assessoria do vice-presidente Antônio Hamilton Mourão ainda não se manifestou oficialmente sobre a nota emitida pela Festa da Uva na sexta-feira. Na ocasião, via assessoria de imprensa, a Festa da Uva afirmou que a soberanas não participaram no palco da abertura porque a cerimônia estava sob o comando da equipe de Segurança, Cerimonial e Protocolo da Vice-Presidência da República. E, por isso, teria sido definida a presença das soberanas na primeira fila do espaço reservado para autoridades.
A assessoria do vice-presidente desconhecia esta informação e busca a versão oficial. A ausência da rainha e das princesas no palco da abertura causou estranheza ao público. Maiara Perottoni, Milena Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer também não foram citadas no protocolo oficial, ou no discurso da presidente da Festa, Sandra Randon.
Leia mais:
>> Em 2016, a lágrima da princesa. Em 2019, sem soberanas no palco
>> No dia de acesso gratuito, mais famílias visitam os Pavilhões, em Caxias do Sul
Nas redes sociais, a repercursão da mudança deste protocolo envolveu lideranças que já fizeram parte da história da Festa da Uva. Caso de duas princesas de edições passadas. Karina Muniz Furlin, princesa da Festa de 2014, publicou um desabafo, descreve ela, motivado pela empatia.
- Porém, fiquei triste. Durante a cerimônia fiquei esperando chamarem o trio, chamarem as três mulheres que são a marca da Festa, carregam trajes tradicionais, estudam muito, dedicam meses de duas vidas na divulgação, abdicam de tempo com suas famílias, trabalho e estudo... por AMOR, com DOAÇÃO. O trio de rainha e princesas é o ícone de cada festa até hoje! É marca da força, inteligência e beleza da mulher caxiense desde sempre! - diz um trecho da publicação.
Princesa da edição passada, Laura Denardi Fritz também compareceu na cerimônia de abertura e desabafou nas redes sociais sobre a falta de visibilidade do trio.
- Assistir uma abertura da Festa da Uva onde o trio não apareceu ao palco e sequer foi citado no protocolo inicial, assim como as embaixatrizes também não foram, chateou a mim e a todas as meninas que já estiveram naquela posição e certamente chocou quem costuma participar do evento e sabe a importância e valorização que a mulher simbolizada pelo trio e pelas embaixatrizes tem à frente da Festa - afirma.