Pelo segundo ano consecutivo, a tarifa de água de Caxias do Sul não terá reajuste. Conforme o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a decisão foi possível por meio da revisão dos contratos de prestação de serviços, o controle de empenhos e o combate a fraudes e ligações clandestinas nas residências, além da manutenção das receitas.
— O reajuste zero da tarifa é possível e viável. Por isso foi aprovado pela administração, pois impacta em toda a cidade — diz o prefeito Daniel Guerra.
— A justificativa é similar ao que ocorreu no ano passado. Nós tivemos, ao longo destes últimos dois anos, diversas ações no sentido de redução de despesas como revisão de contratos, possibilidade de eliminar alguns bombeamentos na Estação do Marrecas, o que também reduziu a conta de energia elétrica, o incentivo na descoberta de vazamentos, a substituição de redes antigas, entre outras ações — complementa o Diretor da Divisão de Planejamento Integrado do Samae, Gerson Panarotto.
Mesmo com o reajuste zero, o Samae pretende investir mais de R$ 45 milhões em melhorias neste ano. Uma das obras previstas é a reforma e ampliação da Estação de Tratamento Celeste Gobbato, localizada no bairro Pioneiro. O custo é estimado em R$ 20 milhões. A licitação deve ser feita em março.
Outras quatro obras na rede de esgoto também estão no calendário do Samae.
Leia também
Padre Renato Ariotti se despede da Paróquia Santa Catarina em Caxias do Sul
Motorista de Caxias detido em Curitiba após 63km de manobras segue preso