Em estradinha de chão vicinal junto da Rua Olímpio Susin, no bairro Portal da Maestra, em Caxias, lixo se acumula nas margens e barrancos por cerca de 300 metros. O problema é conhecido, mas não solucionado. Quem trafega de automóvel para acessar a área residencial do bairro encontra pelo caminho caliças, pneus, lixo orgânico e até animais mortos, o que faz com que infestações de varejeiras sejam comuns. O agravante é a proximidade do local com a represa da Maestra. Embora o lixo esteja em um barranco e separado do contato com a água pela Rua Olímpio Susin, não é improvável que a chuva carregue os resíduos até a barragem.
Morando há 15 anos no bairro, o aposentado Silvestre Pedroso relata ser comum a situação. Segundo ele, não só moradores próximos, mas também pessoas de outros bairros se deslocam de carro até o local e despejam os resíduos. Apesar de afirmar que a prefeitura realiza a coleta esporádica, Pedroso alega que isso só acontece quando há um volume considerável de lixo acumulado.
— É uma vergonha. O poder público tem de fiscalizar para que não venham despejar os materiais nas áreas verdes — comenta.
Embora grande parte da culpa seja da própria população, que despeja resíduos no local, a falta de coleta constante acaba tornando a situação um risco de saúde pública e ambiental, tanto pela proximidade com a represa Maestra, quanto pela infestação de insetos e risco de dengue que o material pode atrair.
A Codeca informou que nos próximos dias deve realizar nova limpeza no local, porém, reafirma a importância de os próprios moradores denunciarem o descarte irregular de lixo. As denúncias podem ser feitas junto à Codeca, no 3224-8000, com a Patrulha Ambiental (Patram), no 3217-1187 e por meio do Alô, Caxias, no 156.