Mesmo com obras ainda em andamento, a Avenida Osvaldo Aranha, em Canela, foi liberada para tráfego no final da tarde da sexta-feira (11). A via é o caminho principal para a Catedral de Pedra, principal ponto turístico da cidade e esteve interditada parcialmente desde setembro de 2018, devido a obras de transposição de um arroio subterrâneo.
Conforme a Secretaria de Obras do município, os trabalhos na Osvaldo Aranha continuarão, mas a retenção no fluxo causadas pelas intervenções não serão mais necessárias. Já a rua Melvin Jones segue bloqueada, porque os trabalhos finais de transposição do arroio se concentrarão neste ponto a partir da próxima semana.
A Osvaldo Aranha recebe trabalhos desde setembro de 2018, quando parte da avenida foi fechada para obras de transposição de um arroio subterrâneo. Essa foi uma exigência do Ministério Público, devido ao risco de desabamento de um edifício próximo à esquina com a rua Paul Harris.
O problema se originou em 2010, quando a empresa que administra o prédio, de três andares, identificou na época rachaduras na garagem do edifício. A empresa solicitava que o canal subterrâneo que passava embaixo da edificação fosse deslocado. O caso foi levado ao Ministério Público. O processo se arrastou até setembro do ano passado, quando a obra iniciou. O término, antes marcado para dezembro, está agora projetado para fevereiro, que é o prazo final para a empresa contratada entregar a obra.