A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) trabalha na recuperação de animais vítimas de situações de maus-tratos, abandono ou atropelamento. A intenção é que, após o tratamento, ocorra a adoção. São cerca de mil cães e gatos vivem no local administrado pela prefeitura. Desde o início da campanha Adote por Amor, promovida a partir de 2017, mais de 300 animais encontraram uma família.
Conforme a veterinária Ana Caroline Rossi, diretora do Canil Municipal, a primeira atitude a ser tomada quando o animal é resgatado é descobrir se o animal pertencia a alguém. Este rastreio é feito pelo microchip, caso o animal tenha. Caso tenha sido vítima de abandono, a Semma abre um processo administrativo contra o responsável.
— Se não tiver essa identificação, o animal dá entrada no canil e passa por um exame clínico, recebendo tratamento. Se precisar de exames mais complexos, como um raio-x, é encaminhado à Universidade de Caxias do Sul. Depois, ao retornar, ganha um microchip para identificação, é vacinado, vermifugado e castrado. Após a adaptação, quando já está saudável, é encaminhado para adoção — explica.
Três veterinários e um estagiário de Medicina Veterinária atendem os animais que vivem no local. As visitas ao Canil para realizar a adoção são acompanhadas por um veterinário e um funcionário, sempre com agendamento.
— Temos horários de segunda a sexta-feira, às 14h, e aos sábados, às 14h e às 15h. É importante agendar para evitar a adoção por impulso, adoção por emoção, adoção porque a criança queria um cachorro. Esse animal vai ficar com a pessoa por 10, 15, até 20 anos, então não pode ser levado sem responsabilidade — salienta.
Pavarotti teve final feliz
O cão Pavarotti é um dos casos com desfecho feliz na Semma. Resgatado de maus-tratos em 2017, ele passou por cuidado intensivo de seis meses até ser colocado para adoção. Foram tratadas bicheiras e outras doenças de pele, além da vermifugação, vacinação e castração. Cheio de energia, o cachorro chamou a atenção do vendedor Eduardo Lopes Macedo.
_ Quando cheguei ao Canil para fazer a visita, coloquei os olhos nele e já sabia que seria o meu cachorro. Eu sempre quis um cachorro grande e ele é exatamente como eu queria. Um peludo, mais novinho, que não parasse quieto, do jeito que ele está agora_ conta Macedo.
A rotina de cuidados é intensa.
_ É como ter uma criança. Tem que saber que tem que acordar cedo, ver se ele já comeu, limpar, organizar. Chegar em casa e fazer tudo de novo, além de sair para passear e brincar_relata.
Como adotar
Pessoas interessadas em dar um futuro diferente para um cão ou gato do Canil Municipal podem preencher o formulário da campanha Adote por Amor, disponível no site da prefeitura: https://bit.ly/2FaNrfi.
Dessa forma, a Semma entrará em contato com o futuro adotante. Também é possível agendar a visita ligando para (54) 3901.1445, das 8h às 17h.