A prefeitura de Gramado pretende transferir o centro administrativo do município para outro endereço em até cinco anos. A nova sede, que ainda será construída, vai ficar no terreno da antiga rádio Excelsior, na Avenida das Hortênsias, entre os bairros Planalto e Prinstrop. O endereço fica na entrada da cidade, pouco depois do pórtico, para quem segue em direção ao Centro.
A medida faz parte da Agenda de Desenvolvimento Estratégico, elaborada juntamente com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, para projetar o município para os próximos 20 a 30 anos. De acordo com o secretário de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Jeferson Luiz Beyer Zatti, foi constatado que Gramado é uma cidade muito centralizada. Por isso, a instalação de repartições públicas em outros pontos da cidade deve contribuir para melhorar a mobilidade da cidade, especialmente no Centro, além de incentivar a criação de estabelecimentos privados nos bairros.
— Somente a prefeitura tem de 300 a 400 funcionários, mais o fluxo da população que precisa dos serviços. Ela traz um desconforto muito grande; por isso, a estratégia de retirá-la, assim como, a longo prazo, o hospital e as escolas. É uma discussão bastante ampla, não estamos falando só de Plano de Mobilidade ou Plano Diretor — explica Zatti.
Embora o prazo máximo previsto no plano para a transferência da prefeitura seja de cinco anos, o município pretende fazer a mudança em cerca de três anos. Já o hospital e as escolas do centro têm prazo previsto de 10 anos para a mudança, mas dependem de negociação com os proprietários, já que são estabelecimentos privados.
A expectativa é que as primeiras mudanças na cidade sejam sentidas a partir do ano que vem, com a modificação do trânsito em algumas ruas do Centro. As medidas dependem da aprovação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que tem previsão de ser votado até o fim do ano na Câmara de Vereadores.