O frio intenso e o excesso de umidade podem gerar flocos de neve ou outras precipitações como neve granular, chuva congelada ou congelante. Ainda que a chance de vendaval e temporal persista ao longo da manhã deste sábado em todo o Estado, o que deve predominar neste fim de semana são temperaturas baixas e com aparição de geada, principalmente na Serra Gaúcha. Segundo a Somar Meteorologia, há também possibilidade de chuva congelada ou de neve, que poderia aparecer nas primeiras horas de domingo.
A ocorrência desses fenômenos é mais provável em regiões acima de 1000 metros de altitude, como São José dos Ausentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal da umidade do ar para manter o sistema respiratório em boas condições de saúde é em torno de 60%. Durante 14 dias de agosto, o índice beirou os 100% em Caxias do Sul.
A umidade excessiva causa irritação no aparelho respiratório, redução da defesa do organismo, contração da musculatura e o corpo fica mais suscetível a infecções, porque o ambiente favorece a multiplicação de fungos.
As dicas de especialistas para se proteger da alta umidade envolve diferentes atitudes: proteja as extremidades do corpo. Não deixe resfriados cabeça, mãos, pés e pescoço. Evite andar de pés no chão. Para evitar a proliferação de bactérias, abra as janelas de casa ao menos uma vez ao dia por pelo menos uma hora para que possa entrar corrente de ar externa. Evite fazer atividade física na rua no começo da manhã e no fim da tarde, horário em que os níveis de umidade são maiores. Se for inevitável, use boné.