As redes municipais de ensino de Bento Gonçalves e Farroupilha definiram as datas de recuperação das aulas que ficaram suspensas durante a paralisação dos caminhoneiros no mês de maio. Em cada município, serão duas datas para repor atividades perdidas.
Em Bento Gonçalves, serão dois sábados com aulas: 30 de junho e 14 de julho. Em Farroupilha, a recuperação ocorre no dia 21 de julho, também um sábado, e no dia 15 de outubro, uma segunda-feira em que inicialmente haveria feriado pelo Dia do Professor.
Caxias do Sul já havia divulgado que cada escola municipal ficará responsável pelo próprio calendário. A medida também foi tomada na rede estadual em Caxias, Bento e Farroupilha.
Na área da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Caxias do Sul e que responde por 14 municípios, a formação pedagógica que seria nos dias 19 e 20 de julho foi transferida para apenas uma data, 14 de julho. Assim, se criou a opção de recuperação das aulas nesses dias. As escolas também podem optar por aulas aos sábados ou por suspender feriadões.