Maio chegou e o frio ainda não mostrou força em Caxias do Sul em 2018, algo que parece atípico para o outono da Serra. Em um comparativo com abril do ano passado, é possível ver que as máximas registradas abaixo dos 20ºC caíram bastante.
Em 2017, nove dias tiveram máximas abaixo de 20ºC. Neste ano, só dois dias de abril apresentaram o mesmo comportamento. O primeiro mês de outono com mais de uma quinzena de máximas altas indica que o frio perdeu força _ no dia 11 de abril, por exemplo, os termômetros marcaram 29,6ºC em Caxias.
Há dois anos atrás, em 27 de abril de 2016, os termômetros atingiram a máxima de 9,8ºC, menor do que a mínima de abril deste ano, que foi de 12,8ºC no dia 4 de abril.
Para uma região que sempre esteve acostumada com o frio já na época da Páscoa, um início de maio com mínimas de 16,8ºC durante a madrugada e máxima de 20ºC à tarde, como foi registrado pelo Instituto Nacional de Metereologia( Inmet) nesta terça-feira, atesta que o calor se espichou.
Apesar do tempo fechado e de muitas pessoas terem recorrido a casacos nesta terça-feira, a queda das temperaturas na comparação com segunda-feira não foi tão forte, segundo Rosana Melere, da Estação Climatológica de Caxias do Sul, ligada ao 8º Distrito de Meteorologia do Inmet. Na segunda-feira, a máxima chegou a 24,2ºC, uma diferença de 4ºC na comparação com a máxima registrada na tarde desta terça-feira.
— Em dias assim, com neblina, a sensação é de que está mais frio. Mas os registros mostram que não houve queda acentuada na temperatura de ontem (segunda-feira) para hoje (terça-feira) — diz Rosana.
Segundo a Somar Meteorologia, a sensação de dias mais quentes deve predominar até o próximo domingo, dia 6, com máximas alcançando a casa dos 29ºC à tarde. Só depois é que a temperatura começa a ficar mais amena e constante ao longo do dia, com a entrada de ondas de frio. Mas a sensação de frio mais rigoroso deve demorar ainda mais para chegar. Segundo a Somar, o fim de maio e o início de junho deve ter máximas entre 14ºC e 17ºC.