O ex-gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Caxias do Sul, Julio Cesar Goss, segue preso. Ele havia sido detido temporariamente na quarta-feira da semana passada (25) por meio de um mandado com validade até o último domingo (29). Na sexta-feira (27), porém, a Justiça decretou a prisão preventiva, que tem prazo indeterminado. O pedido partiu da Polícia Federal (PF), a partir de elementos levantados nas investigações.
Além da prisão, a Justiça suspendeu Goss por 30 dias das funções públicas. O próprio Ministério do Trabalho também determinou o afastamento do servidor. Ele é suspeito de fraudar o cadastro de sete mil pescadores que haviam solicitado o seguro-defeso para desviar o benefício. Ao todo, os investigadores suspeitam que o esquema tenha movimentado R$ 20 milhões. A maior parte dos pescadores que tiveram o cadastro alterado sem saber são da região norte do país. Já 68% dos saques, realizados por supostos integrantes do esquema, foram registrados no Estado do Amapá, também no Norte.
Durante o cumprimento dos mandados da operação Timoneiro, que resultou na prisão do ex-gerente, os policiais também recolheram o HD do computador utilizado por ele na agência do MTE. Na casa dele, foram apreendidos extratos bancários, celulares e dinheiro.
De acordo com a delegada Paula Fontanelli, que conduz as investigações, a suspeita é que Goss seja apenas uma ponta do esquema. O material recolhido agora passa por análise para tentar identificar outras pessoas envolvidas na fraude.
Em depoimento após a prisão, Goss negou ter fraudado dos cadastros. O advogado dele, Vinícius de Figueiredo, disse que vai aguardar a conclusão do inquérito e a análise das provas técnicas para definir a estratégia de defesa para que o ex-gerente responda ao processo em liberdade.
A agência do MTE atende todos os serviços normalmente e a gerência regional está sob responsabilidade de Vanius Corte, que já foi titular do cargo.
Leia também
Presídios da Serra têm 24 convênios para trabalho prisional
"Não posso apontar quem aprecia som automotivo como baderneiro", diz militante da juventude em Caxias do Sul
Três candidatos disputam a eleição à prefeitura de Bom Jesus
Feirão de imóveis patrocinado pela Caixa vai acontecer no Iguatemi Caxias