A EAD é uma modalidade de ensino no qual o aluno não precisa frequentar a instituição para ter aulas. A partir da matrícula, o estudante tem acesso a um ambiente virtual com as disciplinas que irá cursar ao longo da formação. As aulas podem ser acompanhadas de um computador, tablet ou celular. Se o aluno não realizar as tarefas no prazo acordado, pode receber faltas e até ser reprovado.
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O contato com os professores e colegas ocorre por meio de videoaulas ao vivo ou gravadas, livros ou textos digitais, apostilas e recursos tecnológicos variados, além de fóruns de conversas nos ambientes virtuais das instituições.
O MEC exige que as provas sejam presenciais e que os estabelecimentos mantenham um polo de apoio para os alunos para tirar dúvidas com os professores ou acessar o ambiente virtual.
Alguns estabelecimentos vendem os cursos como sendo semipresenciais, isto é, com pelo menos uma aula semanal. Outros oferecem aulas totalmente virtuais, sem esses encontros com professores. No entanto, para o MEC, tudo está incluído na modalidade de EAD.
A EAD só funciona, porém, se o aluno tiver dedicação e organização, pois o desempenho dependerá exclusivamente dele.
Ao final do curso, o diploma será emitido sem a informação de que as aulas foram realizadas a distância, pois o entendimento do MEC é de que o conhecimento adquirido na forma tradicional ou virtual é o mesmo.
COMO ESCOLHER
Com tantas opções, fica difícil definir qual a instituição cursar. Uma série de fatores deve ser observada na hora de optar por um curso superior presencial ou a distância. Confira:
AVALIAÇÕES
:: Para muitos especialistas, os índices de qualidade do Ministério da Educação são o sistema que ainda seguram a qualidade do Ensino Superior no Brasil. Antes de ingressar na instituição, identifique principalmente quais são as notas do Conceito Institucional (CI), do Conceito Institucional Educação a Distância (CI-EAD) e do Índice Geral de Cursos (IGC). Também considere o resultados das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
:: As notas do IGC, do CI e do CI-EAD variam de 1 a 5, sendo que conceitos 1 e 2 são considerados insuficientes para atestar a qualidade de uma instituição e seus cursos.
:: O Índice Geral de Cursos (IGC) serve para o aluno conhecer o desempenho das instituições. A ferramenta usa a média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição, que são avaliadas separadamente por técnicos do MEC. O IGC centraliza num único indicador a qualidade de todos os cursos. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, após a divulgação dos resultados do Enade.
:: O Conceito Institucional (CI) é uma avaliação realizada pessoalmente por especialistas do MEC nas instituições. A equipe avalia a infraestrutura física e de pessoal, a gestão, as políticas de pessoal e políticas para o ensino, entre outros. No caso do Conceito Institucional Educação a Distância (CI-EAD), a avaliação é realizada na sede da instituição que oferece os cursos a distância.
:: O Enade indica a qualidade por meio do rendimento dos estudantes, que realiza provas no ano de conclusão do curso. O cálculo e divulgação são feitos anualmente para cursos com pelo menos dois alunos concluintes. O Enade, porém, não tem como principal objetivo conhecer o desempenho do estudante, mas sim se o curso teve qualidade suficiente para dar ao aluno o conhecimento exigido.
:: Todas informações sobre a regularidade das instituições de Ensino Superior e seus cursos podem ser encontradas no cadastro e-MEC de Instituições e Curso de Educação Superior, no site emec.mec.gov.br. Essa é a base de dados oficial e fonte de informações relativas às universidades, centros universitários e faculdades e cursos de graduação vinculadas ao sistema federal de ensino.
CORPO DOCENTE
:: Quanto maior a titulação de um professor, significa que ele tem mais tempo na área de atuação e mais tempo em pesquisa, o que dará mais qualidade ao curso. Geralmente, o currículo de cada professor está relacionado ao curso onde ele ministra as aulas. A informação pode ser consultada nos próprios sites das faculdades ou pode ser solicitada pessoalmente às coordenações de curso.
PROJETO PEDAGÓGICO
:: O projeto pedagógico dos cursos de graduação é o conjunto de diretrizes de uma instituição que orienta os professores no planejamento das disciplinas. Antes de assinar contrato, identifique quando foi a última atualização do projeto. Se o material não estiver disponível no site da faculdade, por exemplo, questione a central de relacionamento da instituição. O projeto pedagógico vai mostrar se o curso está acompanhando as demandas da atualidade. Por outro lado, se a data do projeto é muito antiga ou muda com muita frequência, pode ser um sinal de fragilidade na área pedagógica.
ESTRUTURA
São fatores essenciais também. Descubra se a instituição tem biblioteca com acervo bom e atualizado, se o laboratório de informática ou de química possuem equipamentos modernos, por exemplo. Quem faz curso a distância deve ficar atento à estrutura do polo de apoio: há salas, computadores e internet caso o aluno não tenha internet em casa e opte por frequentar a instituição? Qual é a qualidade do material didático? Há professor para tirar dúvidas presenciais? Uma forma de esclarecer as dúvidas é ouvindo alunos ou ex-alunos.
PREÇO
:: O valor cobrado é importante, mas se for considerado de forma isolada pode ser um complicador no futuro, pois mensalidade mais barata ou mais cara não significa exatamente qualidade. Na lista das páginas seguintes, a reportagem elenca as maiores e menores mensalidades praticadas por cada instituição. Nesse caso, há uma diferença de preço entre as instituições que ofertam apenas cursos presenciais (estrutura maior e mais gastos) e outras que oferecem cursos de Educação a Distância (estrutura menor e menos gastos). Outra diferença no preço é a forma de cobrança. Há instituições que cobram por crédito cursado (cada disciplina tem um, dois ou mais créditos) e outras pela mensalidade (valor total do curso dividido em parcelas). Ou seja, não é recomendado escolher o curso apenas pelo preço mais acessível.
DICA FUNDAMENTAL
:: Embora o MEC não exija mais a prova presencial para os cursos de EAD, se a instituição aplica uma avaliação presencial para cada disciplina é sinal de que está, de fato, interessada em saber se o aluno aprendeu o conteúdo.