A segunda-feira de sol e calor em Caxias do Sul fez muita gente procurar as unidades básicas de saúde (UBSs) no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Em três postinhos visitados ou consultados pelo Pioneiro no início da tarde desta segunda-feira, havia filas e o movimento foi intenso durante todo o dia.
Apesar de a prefeitura não divulgar um balanço das doses aplicadas, a contagem feita pela reportagem dá uma ideia. Na UBS do Cruzeiro, por exemplo, foram vacinados 250 adultos e 40 crianças. Na unidade do Esplanada, que também fica em uma região bem populosa, foram aplicadas 205 doses. Na terceira UBS, a do São Caetano, foram mais 90 vacinas, a maioria adultos. Neste postinho, por volta das 15h, o Pioneiro encontrou 13 pessoas na fila, dos quais 12 eram idosos. Eles foram orientados a retornar nesta terça-feira para a vacinação porque a UBS não tem quadro de funcionários suficiente para atender a demanda. No mural do posto de saúde há um cartaz que informa que são 20 fichas pela manhã e outras 20 à tarde, contudo, os idosos só foram avisados quando já estavam na fila com as fichas em mão, aguardando atendimento.
Seu Olanir da Rosa, 74, e dona Nildes dos Santos Rosa, 69, gostam de se imunizar nos primeiros dias. Dessa vez, no entanto, foram embora sem garantir a vacinação.
— Só tive uma reação na primeira vez que fiz a vacina, e como viajamos sempre para a chácara fora de Caxias, viemos no começo da campanha. Acho que eles teriam de trabalhar até as 16h que é a hora que fecha a UBS, e fazer a vacina em quem está na fila. Mas voltamos nesta terça, resignou-se Rosa.
O aposentado Orides Reis, 75 anos, foi um dos últimos a conseguir a dose ontem na UBS São Caetano. Ele conta que todos os anos procura o posto nos primeiro dias para evitar que a gripe chegue:
— Leva uns dias para fazer efeito, então é melhor fazer logo a vacina e não correr o risco de ficar gripado. Faço há muitos anos, e funciona sempre.
A campanha de vacinação contra a gripe tem como meta imunizar cerca de 3,6 milhões de gaúchos que estão nos grupos prioritários. Na Serra, a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde pretende imunizar 317.520 pessoas em 49 municípios. Até o dia 1º de junho, quando se encerra a campanha, a Secretaria de Saúde de Caxias pretende distribuir 115 mil doses.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe reduz em até 75% o número de mortes causadas pelas complicações da influenza.
Para evitar filas
As salas de vacinação nas 47 UBSs de Caxias do Sul funcionam das 8h às 16h. Durante a campanha, o fluxo é intenso e, por isso, a diretora da Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Elenir de Oliveira Anselmo, orienta que as pessoas que estão no grupo prioritário evitem horários em que a demanda é maior:
— O primeiro horário da manhã é de muito movimento. O mesmo ocorre logo após o meio-dia: filas e muitas pessoas aguardando para fazer a vacina. Orientamos que as pessoas evitem esses horários. A vacina é importante, e todos que estão no grupo de risco serão vacinados — garante ela.
SERVIÇO
20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Período: até 1º de junho
Onde: em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 16h
Público-alvo:
- Pessoas com 60 anos ou mais: levar documento de identidade;
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias): os pais precisam apresentar a carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira de vacinas;
- Gestantes e mulheres em até 45 dias após o parto: puérperas devem apresentar a Declaração de Nascido Vivo da criança;
- Trabalhadores da saúde: podem ir ao posto de saúde com documento que comprovem a atividade profissional;
- Professores: profissionais da ativa precisam levar documento com foto e comprovante de que atuam em escola como carteira de trabalho ou declaração da instituição de ensino;
- Indígenas: devem presentar documento com foto, além da carteira de vacinação;
- População carcerária;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis: devem procurar o posto onde estão cadastrados. Quem é atendido em outros serviços da rede pública ou privada deve apresentar a prescrição médica.
FIQUE ATENTO AO DIA D
O Dia D será realizado no sábado, 12 de maio, das 8h às 17h em todas as 47 UBSs.
Leia também:
Abastecimento de água em bairros mais altos de Caxias do Sul só deve normalizar na terça-feira
"Peguei minha filha no colo e minha esposa e saímos", disse vizinho de prédio que incendiou em Caxias
Rapaz que morreu em acidente de moto será velado em Farroupilha