A fé em Nossa Senhora de Lourdes norteou a programação deste domingo, na localidade de Conceição da Linha Feijó, interior de Caxias do Sul. Centenas de moradores do vilarejo e de bairros vizinhos participaram pela manhã de domingo da missa especial de aniversário de 75 anos de fundação da gruta, em 11 de fevereiro de 1943, dia da padroeira.
Realizada junto à formação rochosa, ao antigo altar e às imagens de Lourdes e Santa Bernadete, a cerimônia recordou do surgimento do espaço, das graças alcançadas e do simbolismo que a gruta carrega. Houve bênção da água, bênção das crianças e confraternização entre os moradores, a maioria descendentes das famílias que auxiliaram na construção. Entre eles os Fabris, Zattera, Rossato, Facchin, Maltauro, Costamilan, Boniatti, Onzi, Frizzo e Bonetto, entre outros.
Leia mais:
Inauguração da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em 1943
Conceição da Linha Feijó: uma gruta surge em 1943
Memória da fotografia: o interior pelas lentes de Valério Zattera
O pioneirismo da família Rossato
Família de Batista Giovanni Facchin em 1918
Após a missa na gruta, o grupo participou de um típico almoço no salão paroquial de Conceição da Linha Feijó. A localidade integra o roteiro turístico Caminhos do Padre João Schiavo (1903-1967), religioso que conduziu a cerimônia em 1943 e abençoou a fonte de água. Schiavo foi beatificado em 2017.
Leia também:
Adolescentes são apreendidos por suspeita de participação na morte de homem em Caxias
Com investimento de R$ 350 mil, sorveteria gaúcha chega a Caxias do Sul
Praça do Trem, em Caxias do Sul, é novamente atacada por vândalos