O Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), promove o segundo Sábado Solidário de 2018 em Caxias do Sul. A ação ocorre neste sábado em cerca de 30 mercados da cidade. O objetivo é arrecadar alimentos não-perecíveis, que serão distribuídos a 111 entidades.
De acordo com a assistente Social do Banco de Alimento, Luana Magnaga, apesar de ser um período menos movimentado na cidade, a expectativa é de atingir uma boa média de doações.
— Como ainda é um período de férias estamos com alguns voluntários a menos, então a dificuldade de preencher os mercados é maior. Mas a comunidade caxiense tem se mostrado bastante solidária. Janeiro, fevereiro e março sempre se caracterizam por menores arrecadações, mas o mês passado teve uma boa média. Estamos confiantes — adianta.
A coleta, que sempre é realizada no segundo sábado de cada mês, ocorre excepcionalmente desta vez na terceira semana, devido ao feriado de carnaval. O objetivo é que a arrecadação atinja a média de sete toneladas por edição. Segundo Miriam, alguns itens são mais urgentes que outros, em função do aumento do valor de certas mercadorias e da necessidade maior de outras na alimentação das instituições:
— Atualmente o que estamos pedindo mais é o feijão, que teve um preço mais elevado nesse ano. É um alimento que não pode faltar. E também o leite, que também é um item básico, já que a maioria das entidades que distribuímos atende crianças e adolescentes.
A equipe que fará a coleta é formada por voluntários que ficarão das 8h até o horário de funcionamento de cada mercado participante. Quem quiser participar como voluntário ou quiser informações pode entrar em contato com o Banco de Alimentos pelo telefone (54) 3211-5943.
Leia também
Rede de ajuda se forma em torno de recicladores roubados, em Caxias
Horário de Verão termina neste final de semana
Comunidade protesta contra saída de diretora que mudou cenário de escola de Caxias
Projeto Aluno Acolhedor é lançado na abertura do ano letivo em Caxias