O governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), e o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), prestigiaram a 10ª Festa de Abertura da Colheita, que ocorreu no início da tarde deste domingo, na comunidade de São Luiz da 9ª Légua, no interior do município.
A programação iniciou com a missa na igreja da localidade. Após, o padre Delvino Marin acompanhado de dois músicos e das soberanas da Festa da Uva, a rainha Rafaelle Galiotto Furlan, das princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, além das embaixatrizes da Festa de 2019, fizeram um cortejo ao som de "Mérica, Mérica" até a propriedade de produtor Deoclécio Scopel, para dar início a cerimônia da abertura da colheita.
Sartori e Guerra descerraram a fita acompanhados do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Rudimar Menegotto, e do presidente do Sindicato Rural, Valmir Susin. Após uma oração, os dois receberam uma bandeja e deram o início simbólico da colheita da uva em Caxias.
Para Guerra, a abertura da colheita é um momento muito especial e de reconhecimento ao trabalho dos produtores rurais. Segundo ele, a safra deste ano terá mais de 60 milhões de quilos de uva.
— É um número expressivo do resultado do trabalho dos nossos agricultores que são reconhecidos por toda a nossa população e que fazem o desenvolvimento da nossa cidade — disse o prefeito.