Numa época em que os turistas costumam visitar a Serra, um dos principais atrativos de Caxias do Sul está inacessível devido à burocracia. O Museu de Ambiência Casa de Pedra, no bairro Santa Catarina, completará, nesta semana, um mês de fechamento devido ao furto de cabos elétricos ocorrido na madrugada do dia 28 de dezembro. A expectativa da Secretaria da Cultura é de que o reparo seja concluído nas próximas semanas. O valor do trabalho está estimado em R$ 827. Ao longo de janeiro, o local, considerado o museu mais visitado de Caxias do Sul, não esteve aberto para visitações.
De acordo com a diretora interina dos museus de Caxias, Josiane Trevizan, a demora ocorre em razão do trâmites que antecedem a liberação do recurso para o reparo. Ela acredita que o conserto deve ser realizado nas próximas semanas.
— Atualmente aguardamos a liberação do empenho de compra dos materiais, o que, de acordo com a controladoria-geral, deve ocorrer ainda nesta semana. Depois disso, equipes de manutenção das secretarias da Cultura, de Obras e Serviços Públicos e a RGE vão participar da religação da rede — informa.
Um taxista que trabalha em um ponto próximo ao local lamenta o fechamento:
— É um absurdo, um mês para consertar a fiação de um dos locais mais visitados da cidade. Já achava inaceitável eles não abrirem em alguns finais de semana. Sem contar que somos prejudicados indiretamente pelo transporte de turistas que podem visitar o museu — comenta o motorista que preferiu não se identificar.
No entanto, de acordo com Josiane, apesar de ser o museu mais visitado na cidade, o período de férias escolares normalmente registra menor movimentação.
— Às vezes chegamos a até 1,8 mil visitantes por mês, mas a média reduz para mais da metade em época de férias das escolas.
O museu recebeu mais de 9 mil visitantes no passado.