Além das águas esverdeadas, que apareceram quinta após um período de mar chocolatão, os gaúchos ainda têm mais novidades a comemorar. O relatório de balneabilidade, divulgado sexta-feira pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) indica que todas as praias do Rio Grande do Sul — de Torres a Cassino — estão próprias para banho. Neste verão, a fundação está monitorando 79 balneários.
Foram considerados impróprios oito pontos, todos localizados em águas internas. Quatro deles já estavam impróprios na semana passada: Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; a Lagoa do Barros, em Santo Antônio da Patrulha; a Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro, e o Balneário Poço das Pedras, em São Francisco de Assis. Os novos quatro pontos sem condições de banho são: o Balneário Pedro Osório, no município de Pedro Osório; a Praia das Ondinas, em São Lourenço do Sul, e dois pontos em Tapes, o Balneário Rebelo e a Praia do Pinvest.
Em Santa Catarina, muitos pontos com poluição
Por outro lado, quem está aproveitando o verão no litoral catarinense deve ficar alerta: em Florianópolis, por exemplo, a maioria das praias do norte da ilha estão impróprias para o banho, incluindo as famosas Jurerê, Ingleses e Canasvieiras, segundo relatório do último dia 2 de janeiro elaborado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). A relação completa da situação de SC pode ser conferida no link bit.ly/1nvlyEJ.
A MEDIÇÃO DA FEPAM
:: São consideradas próprias quando os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatarem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor de mil ou quantidade de Escherichia coli menor ou igual de 800 por 100 mililitros.
:: São impróprias quando os resultados de uma ou mais das últimas cinco de amostras coletadas no mesmo local constatar mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de 800 Escherichia coli por 100 mililitros, ou ainda, quando o valor obtido na última amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil escherichia coli por 100 mililitros.