Na terça e quarta-feira após o Natal, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) recolheu cerca de 1.600 toneladas de lixo. Ou seja, 800 toneladas por dia. Isso representa praticamente o dobro do comum, já que a média diária é de 450 toneladas. As informações são da Rádio Gaúcha.
Na segunda-feira, apenas uma equipe de recolhimento de resíduos trabalhou em regime de plantão, o que colaborou para o acúmulo. Mesmo assim, o gerente operacional da Codeca, Igor Rossi, diz que o volume despejado neste Natal é maior que em anos anteriores.
Além dos resíduos seletivos e orgânicos comuns, as equipes notaram uma grande quantidade de móveis abandonados e embalagens de eletrodomésticos. Rossi considera que pode haver relação com a recuperação econômica à medida que as famílias se desfazem de bens antigos e adquirem novos.
Para o final de ano, a expectativa também é de um alto volume de lixo. Por isso, a Codeca vai trabalhar com duas equipes plantonistas para o recolhimento de lixo, além de manter o apoio com os funcionários da área da varrição.
Nos meses de verão, mesmo com a saída de muitos moradores para férias, a operação da Codeca continua igual. Conforme o gerente, é comum que o volume de resíduos aumente durante os meses de calor por causa de mais encontros familiares e festividades.