A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barracão, de Bento Gonçalves, será a primeira do Rio Grande do Sul a ser construída no modelo pré-fabricado. A assinatura da ordem de início das obras será às 17h desta quinta-feira, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, junto com investimentos nesta área em Dom Pedrito.
Os R$ 9 milhões para a estação da Serra gaúcha vêm de financiamento da Corsan por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1, obtidos ainda em 2009. A demora para o início da construção se deu, primeiramente, por questões de licença e, depois, pela necessidade de fazer uma nova licitação por problemas com a primeira empresa contratada.
O diretor de expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, destaca que o modelo inédito no Estado para uma ETE já é utilizado por outras companhias estaduais de abastecimento por conta da velocidade de execução da obra. A estrutura de aço, fabricada fora e montada no local, pode ser construída em cerca de oito meses, enquanto uma estação de concreto comum pode levar mais de dois anos para ficar pronta, conforme Caberlon. A empresa contratada para o serviço, a Fast Indústria e Comércio Ltda de São Paulo, também tem contrato de pré-operação por um ano para testes de eficiência, ajustes e treinamento de equipes da Corsan, que depois vai administrá-la.
Ex-diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul, uma das poucas cidades da Serra que tem esgotamento sanitário implantado, Caberlon destaca que Bento Gonçalves tem dois sistemas iniciais de tratamento e que o do Barracão está prestes a ser concluído. As obras de instalação de redes coletoras e estações elevatórias já foram feitas. Quando a ETE Barracão entrar em operação, o tratamento da cidade deve saltar de 0% para 54%. O investimento beneficiará 15 mil habitantes de partes dos bairros Santa Marta, Santo Antão, Imigrante e Fenavinho.
O outro sistema da cidade é o do rio Burati. A previsão do diretor de expansão da companhia é de que a licitação para iniciar a construção das redes seja lançada no primeiro semestre do ano que vem.