A partir desta semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das localidades de São Pedro, São Valentin, 15 da Graciema, Tuiuty e Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves, voltarão a ter atendimento médico. O serviço não era oferecido desde o início do ano por falta de médicos. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais:
Baixa procura por vacinação preocupa Secretaria da Saúde de Caxias
FSG inaugura novo Centro Integrado de Saúde em Caxias
Número de mortes por atropelamento neste ano é quase o mesmo de todo 2016
De acordo com o secretário de Saúde de Bento, Diogo Siqueira, alguns médicos pediram demissão após a última greve dos profissionais no início do ano. O secretário não soube precisar quantos médicos saíram. Com isso, médicos que atuavam em UBSs foram deslocados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no bairro Botafogo, e no Pronto-Atendimento, no bairro São Roque.
Um profissional atuará, de maneira escalonada, ao longo da semana, nessas localidades.
Funcionários terceirizados
A greve dos médicos do início do ano aconteceu por atraso no pagamentos aos profissionais. A prefeitura atrasou o pagamento à Fundação Araucária, empresa responsável pela contração da maior parte da mão de obra da rede pública de saúde no município. Com o pagamento normalizado, a greve foi encerrada.
Conforme o secretário, o município está em um processo de reestruturação da saúde. O objetivo é, sistematicamente, substituir os profissionais da saúde terceirizados por concursados. Ainda segundo o secretário, desde janeiro foram chamados 30 servidores. Desses, seis são médicos.
A prefeitura também lançará editais separados para cada profissional de saúde.