Balanço Parcial da Vigilância Epidemiológica indica que 6.353 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Caxias do Sul neste sábado, Dia D da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza. As 47 Unidades Básicas de Saúde ficaram abertas, das 8h às 17h, exclusivamente para acolher a população-alvo da Campanha, que saiu de casa em busca de prevenção. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maria Inez Bertelli, o movimento na UBS’s ficou abaixo do esperado.
– Acredito que o mau tempo tenha dificultado um pouco o deslocamento das pessoas, bem como o fato de o Dia D ter coincidido com o fim de semana do Dia das Mães, quando muitas famílias viajam – observa.
A Campanha de Vacinação segue até 26 de maio. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe nos grupos prioritários para a vacinação: pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica).
A estimativa da Vigilância Epidemiológica é imunizar 124 mil pessoas no município, o que representa 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não são considerados os doentes crônicos e os professores). O último levantamento, feito no dia 8 deste mês, apontava cobertura vacinal de 45,07% do público-alvo.
A vacina
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e de suas complicações.