Aprovada em 2011, a Lei Municipal 7.362, que estabelece o agendamento de consultas por telefone para gestantes, pessoas com doenças crônicas ou idosas, ainda não é colocada em prática em todas as UBSs de Caxias do Sul. Caso estivesse em funcionamento pleno, 32,5% dos pacientes entrevistados pelo Pioneiro (todos com mais de 60 anos) não precisariam se expor tantas horas em filas, sujeitando-se ao amanhecer muitas vezes gelado da região, ou se arriscando na insegurança de ruas escuras e vazias ainda cedo.
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– Para mim, nunca adiantou essa lei. Eu acho que idoso tinha de ter uma fila separada para idosos, então. A gente liga na UBS e ninguém atende ou está ocupado. O pessoal de lá já me disse que precisa insistir no telefonema – relata o artesão Orli Cardoso, 64 anos, do Mariani.
A prefeitura reconhece o problema, mas não adianta quais medidas tomará para resolvê-lo. Ainda em 2012, o Pioneiro mostrou que havia a intenção de reforçar o número de linhas telefônicas em UBSs.
– As UBSs têm uma linha telefônica para uso externo e que serve para várias situações. Então, acaba realmente sobrecarregando o telefone. Vamos analisar e propor alguma melhoria quanto a isto – afirma a coordenadora da Atenção Básica em Caxias do Sul, Maria Elenir de Oliveira Anselmo.