Depois de um junho gelado, o novo mês começa com previsão de chuva e mais frio. A expectativa é de que este fim de semana seja o último com tempo firme e temperatura em elevação no Rio Grande do Sul.
Para sexta-feira a previsão é de tempo firme em grande parte das regiões, exceto na fronteira com o Uruguai, onde pode ter chuvas isoladas. As temperaturas devem subir ao longo do dia, podendo passar dos 20°C em alguns municípios. A mínima registrada até as 3h de hoje foi em Vacaria com 10,1°C.
Leia mais:
Das roupas à alimentação: um manual para encarar o inverno
Lençol térmico: qual a maneira segura de usar?
Depois de começar com frio extremo, junho termina com veranico no RS
Em Porto Alegre, o dia começa com forte nevoeiro. Apesar do fenômeno, o aeroporto Salgado Filho está operando por instrumentos para pousos e decolagens. Estima-se que a neblina deva se dissipar ao longo da manhã, cedendo espaço para o sol entre nuvens. Pode fazer 23°C na Capital nesta sexta-feira. Ao longo do fim de semana, a tendência é que o tempo permaneça estável e proveitoso.
A partir de terça-feira é bom sair de casa com casaco extra e um guarda-chuvas, pois o tempo começa a virar no Estado. O bloqueio atmosférico que mantém as temperaturas em elevação será rompido trazendo frio e chuva para todas as regiões. Para julho, há previsão de maiores volumes de chuva e temperaturas mais baixas. Ondas de frio intensas são esperadas para a segunda quinzena do mês, aumentando as chances de geada em todo o sul do país.
– Não há expectativa de que o frio seja tão forte quanto em junho, mas não está descartado que se repita. Como o sol está mais fraco, será difícil de a temperatura subir – destaca a coordenadora técnica da Somar Meteorologia, Patricia Vieira.