Pelo menos até o início da madrugada de sexta-feira, a Serra Gaúcha deve ficar em alerta para a incidência de novos temporais com chuva de granizo, que foram registrados entre a noite de quarta-feira e as primeiras horas desta quinta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região com maior possibilidade de ser atingida é a dos Campos de Cima da Serra.
Nas últimas horas, caiu granizo em municípios do Norte, Noroeste e Serra do Rio Grande do Sul. Em Não-Me-Toque, o fenômeno durou cerca de 10 minutos e destelhou dezenas de casas. Em Soledade, causou estragos na área rural. Em Novo Hamburgo, conforme o coordenador da Defesa Civil da cidade, Edson Monte Blanco, sete bairros foram afetados.
Leia mais:
Temporal com granizo causa estragos pelo Estado
Entenda os efeitos do frio no corpo e previna-se
Segundo balanço da Defesa Civil estadual, divulgado às 11h, os danos giram em torno de acúmulo de granizo – que provoca entupimento de bueiros e calhas –, casas alagadas, árvores, postes caídos e danos às lavouras. Não há registro de feridos ou desabrigados. A partir de sexta-feira, a chuva começa a diminuir na Serra.
– O núcleo intenso das precipitações avança para Santa Catarina, Paraná e Sudeste, deixando um pouco da umidade no Rio Grande do Sul – afirma a meteorologista da Somar Thaize Baroni.
O Inmet alerta que os maiores riscos até a próxima madrugada são de quebra de vidros, queda de galhos e árvores, alagamentos, e incidência de descargas elétricas – com ventos entre 61 km/h e 99 km/h e precipitações de até 100 mm.
Para o domingo, a Somar prevê tempo firme e temperaturas baixas. Em São José dos Ausentes, os termômetros podem marcar -2ºC. Como a umidade permanece na região, há possibilidade de neve entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira.