Os veículos de comunicação tiveram na sexta-feira uma prova do que a população de Caxias do Sul só vai experimentar no dia 16, quando começar a operação do SIM Caxias. Em um passeio de 27 minutos, a imprensa testou o funcionamento do novo ônibus BRT, das estações de integração e as paradas da área central. O coletivo iniciou o percurso no Shopping MartCenter com a Linha Alimentadora L14 Desvio Rizzo (em Ônibus convencional) e seguiu até a Estação Imigrante. No trajeto, o ônibus entrou na Estação Floresta, onde o grupo embarcou na Linha Troncal TR01 (ônibus BRT) e seguiu para a área central de Caxias, num processo semelhante ao que ocorrerá a partir da implantação do sistema no próximo sábado.
INFO: veja onde cada ônibus vai parar e quais linhas passam pelos pontos
O teste teve ainda a simulação de uma única parada no trajeto de ida, na esquina da Rua La Salle. No percurso normal, são sete pontos. Por isso, é difícil prever se haverá, de fato, a redução de tempo na viagem prometida pela prefeitura.
Nesta primeira fase, a Estação Floresta receberá as linhas Desvio Rizzo, Jardim da Lagoa, Santa Tereza e Parque das Rosas. Para a Estação Imigrante irão Cruzeiro, Bela Vista e Planalto/Santos Anjos.
Conheça detalhes do funcionamento:
Ônibus espaçosos e de qualidade
O trajeto percorrido pela imprensa deixou o Martcenter Shopping pouco depois das 9h a bordo de um ônibus convencional. Na Estação Floresta, o grupo embarcou no BRT, um dos 22 veículos adquiridos pela Visate. O ônibus é espaçoso, com capacidade para 174 pessoas (62 sentadas), tem suspensão dinâmica, o que dá a sensação de que ele dá uma leve subida quando é dada a partida. Há equipamentos para ventilação no teto e, em uma viagem rápida, tem-se a impressão de ser arejado. Também há iluminação interna diferenciada, com luzes azuis. Os bancos localizados na parte traseira estão mais altos do o restante. Na parte interna, há ainda mapas indicadores fixados em frente às portas.
As novas linhas do BRT serão chamadas troncais (TR). Qualquer pessoa pode usar o sistema pagando apenas uma passagem (que hoje custa R$ 3,40). Contudo, é necessário ter o cartão da Visate. Quem paga passagem em dinheiro poderá usar o transporte integrado apenas se embarcar em uma das estações.
Estações bem equipadas e com segurança
O novo sistema terá duas Estações Principais de Integração (EPIs): a Imigrante (próximo ao Monumento do Imigrante) e a Floresta (próximo do Viaduto Campo dos Bugres). Elas vão funcionar das 5h à meia-noite. Caso o passageiro opte por pegar o ônibus diretamente nesses lugares, ele paga a tarifa - em dinheiro ou cartão - na entrada do complexo e então, ultrapassa as duas catracas.
Na visita de sexta-feira, percebeu-se a preocupação em responder às principais dúvidas do usuário. Há placas e mapas em todas as três plataformas. A partir do próximo sábado, atendentes estarão disponíveis para esclarecer dúvidas. Dentro das estações, o embarque e desembarque ocorre pela parte traseira do coletivo, já que o passageiro não precisará passar pela catraca. A intenção é que ônibus troncais, que farão a ligação entre as duas estações pelas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, saiam a cada quatro ou seis minutos.
Entre os serviços de apoio ao passageiros, as EPIs têm bebedouro, internet wi-fi, pontos para a população carregar celulares, tomadas de energia, banheiro e uma central de atendimento da Visate. Também haverá segurança, garante a prefeitura: ainda que as estações não sejam completamente gradeadas, guardas municipais se encarregarão de proibir a entrada de pessoas sem pagar passagem. Nesta etapa, não haverá venda de produtos dentro das estações, mas a hipótese não é descartada futuramente.
As linhas e paradas
Na simulação que o Pioneiro participou, o tempo de 27 minutos não deve ser levado como regra. Isso porque, além de ter parado em apenas um ponto (o trajeto todo entre a EPI Floresta e Imigrante tem sete paradas pela Avenida Itália/Sinimbu e oito pela Pinheiro Machado), o passeio ocorreu em horário de trânsito relativamente tranquilo, às 9h. Mesmo assim, ainda não está em vigor a proibição do trânsito de carros no corredor secundário na Sinimbu e na Pinheiro Machado, o que pode agilizar o deslocamento dos ônibus do sistema e economizar alguns minutos.
Todas as 15 paradas no eixo leste-oeste estão devidamente adesivadas, com mapas indicativos e placas contendo o nome e a sigla das linhas de ônibus que param em cada uma. A parte superior da estrutura está colorida de acordo com a região que representa: amarelo (região norte), verde (região sul), azul (região leste) e roxo (região oeste). No caso do ponto da La Salle, onde a imprensa esteve, a parada tem detalhes em azul.
O novo corredor para os ônibus, que está delimitado com faixas azuis pintadas no asfalto, funcionará inicialmente das 6h às 21h. Veículos não autorizados não podem usá-lo dentro desse horário. Posteriormente, a ideia é flexibilizar a utilização e permitir o acesso de carros em horários de menor movimento (das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h).
Mobilidade
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